A realização de congressos, jornadas, semanas acadêmicas, seminários, workshops e outras modalidades de eventos, oportunizam aos docentes e discentes a atualização de conhecimentos específicos e/ou multidisciplinares, contribuindo para a qualificação acadêmica complementar aos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação.
Ainda, são capazes de promover a participação e o aperfeiçoamento de membros da comunidade, bem como de profissionais vinculados à respectiva área do conhecimento.
Conheça a seguir a correta definição dos tipos de evento.
A correta definição dos Tipos de Eventos
Congresso:
Um congresso é uma reunião de pessoas com interesses em comum, que visa tratar de determinados assuntos, comunicar trabalhos, apresentar propostas ou trocar ideias.
Em geral, um congresso consiste na apresentação de um projeto ou de uma proposta de trabalho. Como a sua intenção é didática ou persuasiva, é indispensável que o orador conheça em profundidade os temas tratados. O congresso deve ter uma introdução (para suscitar o interesse da plateia), um corpo central (no qual é desenvolvida a mensagem que se pretende transmitir) e uma conclusão (que costuma resumir aquilo que é expressado no corpo central). É um evento que compreende outros tipos de eventos menores, como um seminário, um painel, palestras, e costuma ter atividades variadas.
Jornada:
As jornadas são encontros de profissionais de determinadas áreas que ocorrem periodicamente, geralmente uma vez ao ano. Na ocasião, são debatidos assuntos de interesse geral ao longo de alguns dias. Por serem eventos bem específicos, costumam ser de pequeno porte. É comum que as jornadas sirvam como oportunidades para que produções/eventos de maior porte sejam programados.
Semana Acadêmica:
A semana acadêmica é um evento que acontece nas instituições de ensino, tendo como grande diferencial que a organização é feita pelo corpo discente, principalmente pelos Diretórios Acadêmicos (DA). De maneira geral, é um evento que compreende outros tipos de eventos menores, como um seminário, uma mesa redonda, um painel, algumas palestras, enfim, as atividades costumam ser bastante variadas. A semana acadêmica conta, portanto, com a participação de docentes e profissionais especialistas do mercado de trabalho para tratar sobre temas específicos.
Workshop:
Um workshop possui um caráter prático sobre algum assunto específico. De maneira geral, há um especialista ensinando conceitos teóricos básicos e guiando atividades prática, contudo, o foco é realmente na parte prática.
Por conta do caráter de treinamento/capacitação, os workshops costumam acontecer em grupos menores, até por volta de 20 a 25 pessoas. Dessa forma, todos podem receber a atenção necessária para desenvolver a habilidade em questão.
Aula Magna ou Inaugural:
Não é uma aula em seu sentido estrito, mas trata-se de uma conferência ou palestra proferida por algum convidado em um momento inicial do curso ou de um projeto, que aborda temas de interesse do curso correspondente, e é aberta à comunidade acadêmica.
Aula aberta:
Aula proferida por profissional/docente convidado, aberta ao público, sobre um tópico pertinente e de interesse dos alunos e professores de um curso ou disciplina. Prevê a interação dialógica, a troca de experiências e possibilita a realização de dinâmicas entre o convidado e os participantes.
Palestra:
Palestra é conduzida por um profissional de certa área que irá apresentar seu trabalho, pensamento, carreira, experiências, entre outras possibilidades, dependendo da temática do evento e do próprio palestrante. A palestra normalmente tem uma liberdade para o público fazer perguntas ao final da apresentação, e costuma acontecer dentro de outro evento maior.
Simpósio:
Reuniões onde especialistas em assuntos específicos expõem informações sobre um tema. Geralmente o objetivo é o intercâmbio de ideias e a troca de experiências. Neste evento existe a figura de um moderador, que ao final de cada exposição abre para perguntas da plateia. Na maioria das vezes os temas são científicos.
Mesa redonda:
Acontece dentro de outros eventos, fazendo parte da sua programação. Assim, há um debate entre as pessoas envolvidas, que conversam sobre um assunto em comum. Também há um moderador, que fica na mesa e ajuda a organizar as perguntas para um especialista no assunto.
Fórum:
O principal objetivo do fórum é trocar ideias sobre um assunto de interesse do público. Para tanto, há a exposição de uma temática e os participantes dão a sua opinião sobre ela e, juntos, constroem teorias e ideias. É ministrado por especialistas, que conduzem as discussões e tiram as dúvidas dos envolvidos.
Com relação aos certificados online, até o momento nós não prestamos os seguintes serviços:
- Impressão de certificados;
- Envio de certificados impressos via Correios;
- Autenticação de assinaturas em cartório;
Caso queira, poderá imprimir você mesmo o certificado, usando sua impressora local ou utilizando impressoras de terceiros.
Não prestamos esse serviço. Você deve buscar seu certificado no site.
Caso seu nome não esteja correto no certificado, entre em contato através do fale conosco, solicitando a correção do nome.
É necessário possuir o Adobe Acrobat Reader instalado em seu computador para visualizar o certificado.
Clique aqui para visitar o site da Adobe e realizar o processo de instalação.
Ou você pode tentar acessar o certificado em um outro navegador, tais como: Internet Explorer, Firefox ou Chrome. Outra opção seria acessar o certificado a partir de outro computador.