Faça download do verso do seu certificado: Verso

Participantes

Comissão Organizadora

Momento Cultural

  • MARIA FONSECA FALKEMBACH, CAROLINA PINTO DA SILVA, EVELIN SUCHARD, JÉSSICA NADYNE AGUIAR OLIVEIRA, JOÃO LUCAS DA CRUZ, SARAH LEÃO LOPES, INDA RULIO BAJAR e MARCOS KUSZNER DOS SANTOS Visualizar

Participantes e/ou Monitores

Relatos de Experiência

  • Joziane Garcia Ortiz Duarte – Berçário: trabalhar com projetos é possível! Visualizar
  • Fátima da Silva Garcia e Andrize Rocha da Cunha – Brincar e o desenvolvimento infantil Visualizar
  • Shaiany Gonçalves da Silva Nunes e Gilca Beatriz Munchow Pereira – Comer pode ser Colorido, Alegre e Divertido! Visualizar
  • Andrize Rocha da Cunha e Fátima da Silva Garcia – Contos para ler, ouvir e sonhar! Visualizar
  • Mari Regina Rocha Janke, Cecilia Pereira de Oliveira e Luana Ferreira Mesquita – Ciências da Natureza e Pedagogia de Projetos: uma experiência significativa no ensino e aprendizagem da educação infantil Visualizar
  • Dani Rodrigues Moreira eJossemar de Matos Theisen – Ações do programa de extensão “Produzindo a redação do ENEM” Visualizar
  • Graciela Cardoso Domingues – Do individual ao coletivo: os desafios na socialização da leitura Visualizar
  • Luiz Guilherme Helwig Almeida – O Abracadabra da redação do ENEM Visualizar
  • Jossemar de Matos Theisen e Dani Rodrigues Moreira – Práticas de leitura e escrita no ensino médio mediado pelas tecnologias digitais Visualizar
  • Amanda Pranke – Geometria de Natal: o estudo da Matemática na confecção de caixas de presente Visualizar
  • Amanda Pranke – Jogo de xadrez na escola Visualizar
  • Lucélia Silva Wikboldt e Andreza Dutra Corrêa – O pensamento lógico com a programação em blocos: uma experiência do Programa Residência Pedagógica IFSul na escola Visualizar
  • Fabiane Rodrigues Viana – O Uso de Portfólios na Avaliação em Matemática como motivador para escrita dos alunos sobre sua aprendizagem e reflexão da prática pedagógica Visualizar
  • Marco Antônio Medronha da Silva Filho – Uso das mídias digitais e da internet no ambiente escolar: contribuições para o ensino e para a aprendizagem Visualizar
  • Magna da Gloria Silva Lameiro, Eliane Ribeiro Luciano, Fernanda Cauduro e Cassiana Zanco – Ensino de química na escola básica, envolvendo aplicativo de celular Visualizar
  • Angela Corrêa Papaiani e Guilherme Mateus Bourscheid – Festival de Teatro na Escola Visualizar
  • Magna da Gloria Silva Lameiro, Silvia Regina da Cruz e Rosana Nunes – Projeto Territorialidades Negras no RS: um olhar químico nas práticas religiosas de matrizes africanas Visualizar
  • Vanessa Mattoso Cardoso, Adriane Rodrigues Corrêa, Lucélia Langone Vieira, Daniela Danigno Konradt, Greice Tabarelli e Ricardo Radelli Meira – STEAM: Possibilidades educativas para os quartos anos dos Cursos de Ensino Médio/Integrado – IFSul (Câmpus Santana do Livramento) Visualizar
  • Gisele Morales eAlicia Beatriz Dias Crespi Cruz – Brechô em sala de aula: uma experiência monetária e do desapego Visualizar
  • Virginia Elizabete Zanetti Theil – Educação Financeira – Brincando de Pequenos Empresários Visualizar
  • Aline Vieira da Cunha eRaquel Fensterseifer Weissheimer – Literatura infantil: uma via para reencantar a matemática Visualizar
  • Daiane Leal da Silva, Ida Letícia Gautério da Silva e Jorge Antônio de Oliveira Satt – Narrativa de uma professora alfabetizadora em permanente aprendizagem de si e do outro Visualizar
  • Larissa de Souza Schwanz – O uso de maquetes para a produção do conhecimento científico Visualizar
  • Tatiane Furtado da Fontoura – Atividade do/no campo + família + escola = parceria que dá certo! Visualizar
  • Débora Avendano de Vasconcellos Sinoti – Laboratórios do brincar: proposta desenvolvida no Curso Normal com Habilitação para a Educação Infantil do Colégio Municipal Pelotense Visualizar
  • Ana Cristina D’Avila Faria e Gisiane Vieira Añaña – Minha Escola, Minha Vida!   Visualizar
  • Viviane Souza Avila, Liziane Funari Lopes e Ilis Ângela Wickboldt Manetti – Projeto Meio Ambiente: o futuro depende de mim Visualizar
  • Junelise Pequeno Martino – Toda criança merece ter um quintal Visualizar
  • Gitâne Corrêa Garcia – A produção de vídeos por estudantes e o seu papel efetivo na autoestima dos discentes: uma experiência na Educação de Jovens e Adultos da Escola Padre Rambo Visualizar
  • Graça Peraça – Ensino de Matemática e Produção de Videoaulas Visualizar
  • Josiane de Moraes Brignol e Eliane Beatriz Candido – Expressando a porcentagem por meio a produção de vídeo estudantil Visualizar
  • Denise Calderon Peres, Rosana Pedroso Nunes, Sônia Maria Amaral Campagnollo e Tatiana Bruno Fuentes – O aluno como protagonista da produção de vídeo Visualizar
  • Daniele Antunes Babosa Gomes, Josias Pereira, Rita Martins Vilela e Viviane Peres de Jesus Lino – O Cineclube como Ferramenta no Processo de Criação de Roteiro de Vídeo Estudantil Visualizar
  • Josiane Braatz Vahl – Fazenda Cristal, lugar de Memória e História Visualizar
  • Denise Calderon Peres, Rosana Pedroso Nunes, Sônia Maria Amaral Campagnollo e Tatiana Bruno Fuentes – Memória, Identidades e Cidadania Visualizar
  • Letícia Fonseca da Silva – Saberes geográficos resultantes de projetos da reflexão docente Visualizar
  • Isabel Cristina Alves da Oliveira e Lenir Watthier e Pâmela Muller Silva – Viajando pela América do Sul rumo à Rússia Visualizar
  • Daiete Toledo de Moraes e Marli Irgang Gonzaga – A avaliação interdisciplinar na educação inclusiva Visualizar
  • Alexandra Alves Brandt, Carla Oliveira Bohm Cardoso e Suelem Vaz da Silva Alves – Adaptação Curricular: A Importância da Flexibilização dos Conteúdos para Alunos Autistas Visualizar
  • Carmen Horaciana da Silva Carvalho – Atendimento Educacional Especializado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque Visualizar
  • Carolina Fonseca Boemeke e Larissa de Souza Schwanz – Sala de aula x Sala de recursos, quando o trabalho em conjunto gera resultados Visualizar
  • Ademir Bandeira Furtado Júnior, Ana Paula Camargo Ferreira, Cristina Dias Ribeiro, Elizane Pegoraro Bertineti e Irenez Franceschi e Rosamar de Almeida Ávila – Vivenciando as Deficiências Visualizar
  • Vera Lúcia Cardozo Bagatini, Ana Clara Molina, Larissa Dias Taborda e Bianca Kickhofel – Direitos Humanos para qualquer humano: um diálogo possível Visualizar
  • Liana Barcelos Porto – Discutindo sobre Cotas Raciais com os Anos Finais do Ensino Fundamental Visualizar
  • Liana Barcelos Porto – Estereótipos e Discursos: Trabalhando o Pertencimento Negro Visualizar
  • Janaína Quintana de Oliveira e Graciela Domingues – Identidades: a diversidade cultural e o autorreconhecimento através de práticas na sala de aula Visualizar
  • Claudenir Bunilha Caetano – Resgate do Processo Histórico e Cultural das Raízes da Comunidade de Assentados do Município de Arroio Grande Visualizar
  • Nitiane Bitencourt da Silva – Alfabetização através de cantigas populares Visualizar
  • Joseane Cruz Monks – Era uma vez… objetos, memórias e o registro da nossa história Visualizar
  • Maria Clarice Silveira Luiz e Vanessa Lima Porto – Lila e o Segredo da Chuva: integrando saberes na alfabetização Visualizar
  • Maria Madalena Garcia Rodrigues – O Aniversário do Seu Alfabeto Visualizar
  • Emilli Garcia da Cruz e Andréia Haudt da Silva – PEEC nos Anos Iniciais – Alfabetização e Cultura Brasileira Visualizar
  • Carolina Barcelos Duarte – Valorização do cabelo crespo: suporte simbólico da identidade negra no Brasil Visualizar
  • Mara Sirlei Lemos Peres e Scheila Nunes Meira – A experiência em Justiça Restaurativa no Instituto Federal Sul-rio-grandense Visualizar
  • Alisson da Silva Rita – A Sala da Diversidade: Saia do Armário – descubra-se como pessoa Visualizar
  • Diego Noda dos Santos e Lígia Cardoso Carlos – Protagonismo juvenil e participação democrática nas ocupações das escolas estaduais de Rio Grande/RS Visualizar
  • Ana Lúcia Pinto de Almeida – Quer tomar um café? Café Filosófico – Uma forma possível de filosofar na escola Visualizar
  • Marina de Magalhães da Fonseca – Atividade experimental de Ciências Visualizar
  • Claudenir Bunilha Caetano – I Concurso de Fotografias e Vídeos “O Meio Ambiente na Minha Comunidade” Visualizar
  • Claudete Medeiros Avila, Laurimei Charão Garcia e Patrícia de Faria Ferreira – Menos Lixo, Mais Diversão Visualizar
  • Marina de Magalhães da Fonseca – Paisagismo Sustentável Visualizar
  • Josiane Braatz Vahl e Marina Werhli Guterres – Práticas agrícolas e orgânicas na escola do campo Visualizar
  • Anaíta Lucas, Janete Corrêa e Tais Barros – Uma virose chega ao Sítio do Pica-Pau Amarelo Visualizar
  • José Artur Martins Maruri dos Santos, Ana Laura Burns Flores e Ana Paula Mendes – A Carta de Sandro Visualizar
  • Carolina Macedo de Vasconcelos, Heniane Passos Aleixo, Melissa Novack Oliveira Ribeiro e Thaís Philipsen Grützmann – A cultura surda na estimulação da  leitura e da escrita a partir da história “Cinderela Surda” Visualizar
  • Natália Romano Weirich – A importância de estudar a Flora: Ensino de Ciências nos Anos Iniciais Visualizar
  • Jorge Antônio de Oliveira Satt e Ida Letícia Gautério da Silva – A formação permanente no contexto da escola: uma proposta de gestão Visualizar
  • Patrícia de Faria Ferreira, Laurimei Charão Garcia e Claudete Medeiros Avila – Brinquedoteca: espaço de múltiplos aprendizados Visualizar
  • Dalva Rosane Dias Cruz e Glediane Saldanha Goetzke da Rosa – Escola: espaço de ensino e aprendizagem em sua totalidade física e humana Visualizar
  • Ilis Ângela Wickboldt Manetti, Graciela Garcia Dutra e Vilma de Fatima de Lima Antunes – Meio Ambiente: repensando atitudes, transformando o futuro Visualizar
  • Márcia Rosa – O papel da Gestão Escolar na construção de uma escola inclusiva Visualizar
  • Heniane Passos Aleixo, Melissa Novack Oliveira Ribeiro, Carolina Macedo de Vasconcelos e Thaís Philipsen Grützmann – Estimulação sensorial para crianças com surdocegueira Visualizar
  • Candida Ronita da Siva Fagundes e Camila Machado – Rugby Tag na Apae Visualizar
  • Carmen Horacina da Silva Carvalho – O uso dos jogos digitais e o processo de escolarização de alunos com autismo Visualizar
  • Ana Beatriz Pinto Basílio – Uso de recursos e jogos tecnológicos no desenvolvimento da aprendizagem do aluno com TEA: relato de experiência Visualizar
  • Marília Dias Treicha e Lorena Ferreira Pinho – Projeto ALERTA Visualizar
  • Mateus de Paula Borges, Cintia Gocks e Rosária Ilgenfritz Sperotto – Relato de Experiência sobre teorias e práticas pedagógicas na educação Visualizar
  • Elenice Crochemore Rutz e Giane Trovo Belmonte – Seminário sobre Autismo Visualizar
  • Fernanda Voigt Mota, Janice Pinto Duarte, Elizete Oliveira das Neves e Lucas Saraiva Maronn – Ser adolescente Visualizar
  • Cícero Augusto Kurz Lemes – A implementação da BNCC: como (re)organizar o currículo e o trabalho docente dentro dos espaços escolares Visualizar
  • Jorge Antônio de Oliveira Satt, André Lemes da Silva, Fernanda da Fonseca Pereira e Suzane da Rocha Vieira Gonçalves – Formação Continuada em serviço: limites e possibilidades da gestão escolar Visualizar
  • Laurimei Charão Garcia, Patrícia de Faria Ferreira e Claudete Medeiros Avila – Formação continuada na educação infantil Visualizar
  • Ângela Brum Soares, Andreia Nachtigal Robe e Zina Maria Bonini Soares – Grupo de Estudos em Educação Inclusiva e a Produção de Jogos e Materiais Adaptados Visualizar
  • André Lemes da Silva, Jorge Antônio de Oliveira Satt, Débora Medeiros do Amaral e Suzane da Rocha Vieira Gonçalves – Reflexões acerca da Formação Continuada de Gestores Educacionais no município de Morro Redondo/RS Visualizar
  • Maicon Farias Vieira – El trabajo de la pluralidade cultural a partir de la temática de las Fiestas Bolivianas Visualizar
  • Luciane de Oliveira Morales – Olhando com o Coração Visualizar
  • Katiúscia Texeira Dias Ortiz e Janaíse Martins Pereira – O protagonismo discente por meio da Storytelling Visualizar
  • Nitéri Vieira e Nicoly Fonseca Gutierres – Projetos e Roteiros de Aprendizagem: metodologias possíveis Visualizar
  • Maicon Farias Vieira – Té para que te quiero: Los conocimientos populares en la escuela Visualizar
  • Elisa Machado Milach – A Corrida na Escola: Saúde e Cidadania Visualizar
  • Carina Cardoso Xavier – Plantas bioativa – Perpetuando conhecimento Visualizar
  • Clair Duarte e Patricia Machado da Silva Lange – Projeto Alimentação Saudável Visualizar
  • Janaína Quintana de Oliveira – A “sora” é youtuber? – Vídeos na plataforma YouTube que aproximam professora e alunos, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem de Língua Espanhola Visualizar
  • Marion Rodrigues Dariz – Atividades Organizadoras de Ensino: o gênero textual cartaz em estudo Visualizar
  • Paola Oliveira dos Santos – Jornal na escola: uma proposta para a leitura, a interpretação e a produção de textos Visualizar
  • Paola Oliveira dos Santos, Rosana Vieira Amaral, Tânise Velleda Freitas e Cristiane Marques – Respeito e afetividade: a união perfeita contra o bullying Visualizar
  • Gisiane Vieira Añaña, Olgueti Ribeiro Costa e Giane Sória Lopes – Aprendizagens para a vida: dialogando com o campo Visualizar
  • Glediane Saldanha Goetzke da Rosa e Dalva Rosane Dias Cruz – Gestão Escolar: a escola pública investindo na formação de sujeitos a partir dos valores, respeito e cidadania Visualizar
  • Luiz Guilherme Helwig Almeida – Olhares que integram, mãos que produzem Visualizar
  • Liziane Funari Lopes – Projeto: momento pedagógico na escola Visualizar
  • Viviane M. Moreira – A Linguagem Cênica como Ferramenta de Aprendizagem Significativa Visualizar
  • Juliana de Moraes Coelho – Danças Afro nas práticas de Educação Física Escolar Visualizar
  • Marina Xavier Paes – Teatro do Oprimido na formação de professores de arte – experiências em Pelotas Visualizar
  • Lilian Mota Eichholz e Janice Pinto Duarte – Meu Coração Pulsa e Dança Visualizar
  • Carla Silva Araújo, Naylson Costa, Maria Fernanda Botelho e Andrisa Kemel Zanella – O teatro na E. M. E. F Getúlio Vargas em Pedro Osório/RS: relato do projeto Vivências teatrais em escolas Visualizar
  • Naylson Costa, Carla Silva Araújo, Maria Fernanda Botelho e Andrisa Kemel Zanella – Vivências Teatrais em Escolas: Reflexões de um processo artístico Visualizar
  • Lisandra Ferreira Jardim e Érica Insaurriaga Megiato – As limitações encontradas no ensino da Educação de Jovens e Adultos dos Anos Finais do Ensino Fundamental Visualizar
  • Katia Rejane Espindola Avila – O Ensino de Literatura na EJA através de “Cartas carinhosas para o Além” Visualizar
  • Célia Cristina Gautier Maria Xavier – O Google Classroom e o Ensino de Língua Espanhola na EJA Visualizar
  • Juliano Schubert e Daniel Lemos – Os jogos de tabuleiro no processo de ensino e aprendizagem Visualizar
  • Amanda Moura dos Santos, Éderlan Martins Moreira, Geni Soares Pinheiro e Nára Regina Louzada Pereira – Reflexões acerca do projeto de mineração do Alto Camaquã Visualizar
  • José Artur Martins Maruri dos Santos, Magda Portella Amaral e Simone da Silva Tavares Azambuja Salles – A História da Educação Como Ferramenta Impulsionadora de um Saber Livre Visualizar
  • Carina Cardoso Xavier – Aprendizagem criativa: Ferramenta Google Sala de Aula Visualizar
  • Mateus de Lima – O futuro do trabalho no ócio criativo: reflexões para a geração Z Visualizar
  • Danusia de Oliveira Trecha e Gabriel Barcellos Nunes – Sementes Crioulas: Liberdade e Soberania Alimentar Visualizar
  • Maria Joseane Rusch da Silva e Virginia Theil e Karla Estivalet – Projeto de Iniciação Científica Visualizar
  • Maria Elisa Fernandez Moraes – Reorganização do acervo de invertebrados do Laboratório de Ciências da Natureza do Colégio Nelson Wortmann, Jaguarão-RS, através das Oficinas de Biologia e Ciências: infraestrutura e outros aspectos Visualizar
  • Letícia Fonseca da Silva, Carolina Borba dos Santos, Franciele Ribeiro Reis, Rebeca Jeronimo Nunes da Silva, Rudinei Luis Wienke Leitzke e Shakira Porciuncula Salasar – A contribuição das experiências no chão da escola como parte da formação no Curso de Licenciatura em Geografia/UFPel Visualizar
  • João Nei Pereira das Neves e Guilherme da Silva Crizel – I Seminário sobre o Ensino da Geografia na Universidade e Escola: “Aproximando CMP e ICH/UFPel” Visualizar
  • Gabriele Igansi dos Santos, Paola Oliveira Bruno, Suélen Starke, Raquel Schmidt Islabão e Gilceane Caetano Porto – Observação e análise da realidade escolar Visualizar
  • Liésia Bubolz Rutz, Gilceane Caetano Porto, Kauane Garcia Valim e Elimar Marques Domingues da Fonseca – PIBID em ação: o diagnóstico da realidade escolar como instrumento necessário para a construção da práxis pedagógica Visualizar
  • Mateus De Paula Borges e Fabiane de Oliveira Schellin – Relato de Experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Visualizar
  • Renê de Abreu de Barros e Maria Laura Brenner de Moraes – O ensino de Ciências e suas implicações na formação profissional de docentes dos anos iniciais Visualizar

Coordenador de Apresentação

Mediadores Roda de Conversa

  • ANDRISA KEMEL ZANELLA Visualizar
  • ANTÔNIO MAURÍCIO MEDEIROS ALVES Visualizar
  • CARMEM SILVIA LENZI E ELISETE PERES DE ÁVILA Visualizar
  • CRISTINA MARIA ROSA, SIMONE ECHEBESTE, IEDA KURTZ, DANIELA CASTRO E DÉBORA MONTEIRO DA SILVA Visualizar
  • EDSON PONICK Visualizar
  • LIZ CRISTIANE DIAS E ROSANGELA LURDES SPIRONELLO Visualizar
  • MARIA SIMONE DEBACCO E ROSÁRIA ILGENFRITZ SPEROTTO Visualizar
  • RITA DE CÁSSIA TAVARES MEDEIROS Visualizar
  • VALÉRIA DA SILVA ZORZI E JOÃO ARTURO SILVA DORNER Visualizar

Debatedores