Faça download do verso do seu certificado: Verso dos Certificados

Ouvintes

Simpósios

  • ADAIL UBIRAJARA SOBRAL – DA RELEVÂNCIA DO DESDOBRAMENTO DAS MARCAS LINGUÍSTICAS EM MARCAS ENUNCIATIVAS NA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO Visualizar
  • ADAIL UBIRAJARA SOBRAL – SIGNIFICAÇÃO, IMPRECISÕES, SENTIDO Visualizar
  • ADRIANA MACEDO NADAL MACIEL – QUEREMOS CONVERSAÇÃO: O PERFIL DO ALUNO PARTICIPANTE DO PROJETO HIGH SCHOOL ENGLISH Visualizar
  • ALESSANDRA AVILA MARTINS – A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DOS DIZERES DE ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURG Visualizar
  • ALESSANDRA BALDO – FORMAÇÃO DOCENTE E DEMANDAS DO ALUNO DO ENSINO BÁSICO: DESENCONTROS E DESAFIOS Visualizar
  • ALESSANDRA DA SILVEIRA BEZ – TESSITURA RELACIONAL E SUBJETIVIDADE: UM ESTUDO SEMÂNTICO-ENUNCIATIVO SOBRE O TEXTO Visualizar
  • ALESSANDRA SANTOS SOLÉ – ASPECTOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS DO ACENTO SECUNDÁRIO NO ESPANHOL Visualizar
  • ALEXANDER SEVERO CORDOBA – O ESPAÇO ENUNCIATIVO FRONTEIRIÇO NA COMUNIDADE DE TRANQUERAS – URUGUAI: DO CONTATO LINGUÍSITICO AO ÂMBITO ESCOLAR Visualizar
  • ALEXANDRE DO NASCIMENTO ALMEIDA – A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE: REDAÇÃO CIENTÍFICA E GÊNEROS DO DISCURSO Visualizar
  • ALINE BEHLING DUARTE – MULTILINGUÍSMO E ACESSO LEXICAL: UMA ABORDAGEM DINÂMICA Visualizar
  • ALINE NEUSCHRANK – FONOLOGIZAÇÃO DAS CONSOANTES PALATAIS NA DIACRONIA DO PORTUGUÊS Visualizar
  • ALINE REINHARDT DA SILVEIRA – FORMAÇÃO DISCURSIVA E POSIÇÕES-SUJEITO NA CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS A RESPEITO DO PARTO NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO JORNALISM Visualizar
  • AMANDA CANTERLE BOCHETT – LIBERDADE DE EXPRESSÃO: REPRESENTAÇÕES DE PÚBLICO E PRIVADO EM DISCURSO JURÍDICO Visualizar
  • AMANDA PINHEIRO DAMASSENO – LETRAMENTO CRÍTICO E ENSINO DE ESPANHOL INSTRUMENTAL: DISCUTINDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA ESTRAGEIRA Visualizar
  • ANA CECÍLIA TEIXEIRA GONÇALVES – (RE) CONFIGURAÇÕES DO  TRABALHO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA  NA FORMAÇÃO CONTINUADA Visualizar
  • ANA LUCIA GUBIANI AITA – REFERENCIAÇÃO E TEXTUALIDADE: CADEIAS REFERENCIAIS AMARRAÇÃO DE IDEIAS NO BLOG Visualizar
  • ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUERO – AS PRIMEIRAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA A INCLUSÃO DO ESPANHOL NA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO MÉDIO: “ENTRE LETRAS E ARMAS” Visualizar
  • ANA LUIZA PIRES DE FREITAS – A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA EM UMA UNIVERSIDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Visualizar
  • ANA MARIA DE MATTOS GUIMARAES – INGLÊS COMO MEIO DE INSTRUÇÃO EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: DA PRESCRIÇÃO À CONCRETIZAÇÃO Visualizar
  • ANA PAULA ALBA WILDT – TEACHER SELFIES: AUTOBIOGRAFIAS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Visualizar
  • ANA PAULA DE ARAUJO CUNHA – A VOZ DO ALUNO: REAFIRMAÇÃO DOS DIREITOS DE UM DIZER : A VOZ IMPRIMINDO SENTIDOS Visualizar
  • ANA PAULA VIEIRA DE ANDRADE ANA PAULA ASSUMPÇÃO – ESCOLA SEM PARTIDO: UM FUNCIONAMENTO DISCURSIVO ENTRE O DITO E NÃO-DITO Visualizar
  • ANDERSON CARNIN – (FORM)AÇÃO DOCENTE: UM OLHAR PARA A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM PROJETOS DIDÁTICOS DE GÊNERO Visualizar
  • ANDREA AD REGINATTO – LETRAMENTO ACADÊMICO: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO ESCRITA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO Visualizar
  • ANDREA JESSICA BORGES MONZÓN – CONVENCIONALIDADES X LETRAMENTO CRITICO EM UM EXAME DE PROFICIENTE EM INGLÊS ACADÊMICO: UM DEBATE ENTRE ÁREAS Visualizar
  • ANDRÊSSA DOS SANTOS GALVAO – REFLETINDO SOBRE EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS EM DISCURSOS VEICULADOS EM UM CARTUM SOBRE AYLAN KURDI Visualizar
  • ANE CRISTINA THUROW – DISCURSO, GÊNERO E SUAS (INTER)RELAÇÕES Visualizar
  • ANGELA MARA BENTO RIBEIRO – O CORPO COMO DISPOSITIVO DE VISUALIZAÇÃO: EXERCÍCIO DE INTERPRETAÇÃO Visualizar
  • ANGELA MARIA KOLESNY – A PRODUÇÃO E A PERCEPÇÃO DOS SONS [R] E [X] DO ESPANHOL POR ALUNOS BRASILEIROS ESTUDANTES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Visualizar
  • ANGELA NEDIANE DOS SANTOS – PRODUÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES NO/PELO DECRETO FEDERAL Nº 5.626/2005 Visualizar
  • ANGELA SROCYNSKI DA COSTA – ANÁLISE DO FILME PELO MALO: UMA SOCIEDADE RACISTA E HOMOFOBICA Visualizar
  • ARACY GRAÇA ERNST – ESCOLA SEM PARTIDO: UM FUNCIONAMENTO DISCURSIVO ENTRE O DITO E NÃO-DITO Visualizar
  • ARTUR EMILIO ALARCON VAZ – ANÁLISE DA TRADUÇÃO DO CONTO “O DIA EM QUE URANO ENTROU EM ESCORPIÃO”, DE CAIO FERNANDO ABREU, AO ESPANHOL, CONFORME AS NORMAS INI Visualizar
  • ATHANY GUTIERRES – ALGORITMOS DE APRENDIZAGEM E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: A AQUISIÇÃO DA NASAL VELAR POR APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Visualizar
  • BIBIANA ZANELLA PERTUZZATI – RECONEXÃO ENTRE ESCOLA, LEITURA E LEITOR: UMA PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA COM O AUXÍLIO DA FLIPPED CLASSROOM Visualizar
  • BIOLANGE OLIVEIRA PIEGAS – O RESUMO PRODUZIDO NO MEIO ACADÊMICO SOB A LUZ DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA Visualizar
  • BRUNA CIELO CABRERA – A LEI Nº 11.645 E OS INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA: ANÁLISE DE DISCURSO SOBRE UM LIVRO KAINGANG Visualizar
  • BRUNA TEIXEIRA CORREA – AQUISIÇÃO DAS VOGAIS NASAIS [ɛ̃], [Ã] E [ɔ̃] POR APRENDIZES BRASILEIROS DE FLE: UMA ANÁLISE ACÚSTICA Visualizar
  • CAMILA BORGES DOS ANJOS – IMAGENS EM REDE: O CORPO ENQUANTO ESPAÇO DE SIGNIFICAÇÃO NA MÍDIA Visualizar
  • CAMILA MOTTA-AVILA – A MÚLTIPLA MANIPULAÇÃO DE VOICE ONSET TIME (VOT) EM TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE PLOSIVAS SURDAS DO INGLÊS POR BRASILEIROS E AMERICAN Visualizar
  • CAMILA QUEVEDO OPPELT – CONFLITOS EM SALA DE AULA: CONFISSÕES DE UMA PROFESSORA Visualizar
  • CARINA DOS REIS – OLIMPÍADAS RIO 2016: O DISCURSO DE ÓDIO SOFRIDO PELAS ATLETAS NAS REDES SOCIAIS Visualizar
  • CARLA MELISSA KLOCK SCALZITTI – SENSIBILIZAÇÃO FONOLÓGICA COM CRIANÇAS DE 4 ANOS 5 NOS Visualizar
  • CARLA MELISSA KLOCK SCALZITTI – SENSIBILIZAÇÃO FONOLÓGICA COM CRIANÇAS DE 4 ANOS 5 NOS Visualizar
  • CAROLINA CAMPOS RODEGHIERO – A CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS PARA A PESQUISA EM COMUNIDADES ONLINE: UM ESTUDO DE CONVERSAÇÕES EM FÓRUNS DO SCRATCH Visualizar
  • CATARINA MAITÊ MACEDO MACHADO BARBOZA – O PAPEL DA CONSTRUÇÃO DE SOCIABILIDADES NO PROCESSO DE ESCRITA E DISSEMINAÇÃO DE NARRATIVAS (FAN)FICCIONAIS DE PUBLICAÇÃO ONLINE Visualizar
  • CECILIA NOVACK OLIVEIRA – DESCOBRINDO A CRIATIVIDADE E O GOSTO PELA LEITURA ATRAVÉS DE UMA OFICINA DO PIBID/LETRAS UFPEL Visualizar
  • CELIA CRISTINA GAUTIER MARIA XAVIER – ENSINO, CULTURA E VARIANTES DA LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ANÁLISE DE PORTAIS EDUCACIONAIS Visualizar
  • CHRISTIANE HEEMANN – EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ENSINANDO E APRENDENDO NUM MUNDO SEM FRONTEIRAS Visualizar
  • CÍCERO AUGUSTO KURZ LEMES – A ENTREVISTA DIALOGIZADA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A INVESTIGAÇÃO DISCURSIVA DO/NO AMBIENTE DE TRABALHO Visualizar
  • CÍNTIA DA COSTA ALCÂNTARA – AQUISIÇÃO DAS VOGAIS DO FRANCÊS POR FALANTES NATIVOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA OTIMIDADE ESTOCÁSTICA Visualizar
  • CLARA DORNELLES – O ENSINO DE INGLÊS ATRAVÉS DE UM PROJETO DE MULTILETRAMENTOS: A BUSCA DO ENGAJAMENTO DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL Visualizar
  • CLARA PERON DA SILVA GUEDES – ESTUDOS DA TRADUÇÃO E LÍNGUAS EM CONTATO: INTERFACES INVESTIGADAS NO CONTO “DEZ DE DEZEMBRO” Visualizar
  • CLARICE VAZ PERES ALVES – A TOMADA DE CONSCIÊNCIA SOBRE ASPECTOS RELATIVOS À PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS DE ESTUDANTES DE UM CURSO PEDAGOGIA Visualizar
  • CLEIDE INÊS WITTKE – A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA VIA ENSINO E PESQUISA Visualizar
  • CLEIDE INÊS WITTKE – A ARGUMENTATIVIDADE NA REDAÇÃO DO ENEM: UMA REFLEXÃO Visualizar
  • CLEIDE MARTINEZ DA SILVA MARTINS – A FORMAÇÃO DOCENTE E USO DAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS PRESENTES NO CONTEXTO EDUCACIONAL Visualizar
  • CLÓRIS MARIA FREIRE DOROW – A PROSÓDIA ASSINALANDO SENTIDOS NO DISCURSO DA DEFESA. Visualizar
  • CRISTIANE BARTZ DE ÁVILA – FRONTEIRAS DA INTERCULTURALIDADE: ZONA RURAL DE PELOTAS-RS E SUAS ETNIAS Visualizar
  • CRISTIANE MARIA SCHNACK – A VIVÊNCIA DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA: A FORMAÇÃO DOCENTE QUE TRANSBORDA SEUS ESPAÇOS INSTITUCIONALIZADOS Visualizar
  • CRISTIANE SILVEIRA DOS SANTOS – PANORAMA DOS ERROS ORTOGRÁFICOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFSUL CAMPUS CAVG, À LUZ DO MRR DE KARMILOFF-SMITH Visualizar
  • CRISTINA KROEFF SCHMITZ GIBK – O DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS DOCENTES PARA O SÉCULO XXI: COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM PROMOVENDO NOVOS PERFIS DE PROFESSORES Visualizar
  • DAIANA CORRÊA VIEIRA – O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS AUTORREGULATÓRIAS Visualizar
  • DANIELE CORBETTA PILETTI – ANÁLISE DA TRADUÇÃO DO CONTO “QUIEN ESCUCHA SU MAL OYE”, DE JUANA MANUELA GORRITI, AO PORTUGUÊS, CONFORME AS NORMAS INICIAIS E OPE Visualizar
  • DANUSA DE LARA BONOTTO – (RE) CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA Visualizar
  • DANUSA DE LARA BONOTTO – (RE) CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA Visualizar
  • DIEGO VIEIRA BRAGA – GESTOS DE LEITURA E RELAÇÕES COM O TEMPO: O CASO DO ATRASO Visualizar
  • DIOGO SOUZA MADEIRA – NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DO PROFESSOR SURDO BILÍNGUE NO ÂMBITO ACADÊMICO Visualizar
  • DULCE CASSOL TAGLIANI – A PRODUÇÃO TEXTUAL EM FOCO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Visualizar
  • EDUARDO GARLET – DISCURSOS DE ÓDIO PRECONCEITO NO FACEBOOK: ENTRE A LIBERDADE E O CRIME Visualizar
  • EDUARDO SILVEIRA DE MENEZES – A LUTA DE CLASSES NO JORNALISMO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DA COBERTURA DAS ELEIÇÕES DE 2014 NO BRASIL Visualizar
  • ELIANA STURZA – DICIONÁRIO COMPARTILHADO DA LÍNGUA DE FRONTEIRA E AS PRÁTICAS LINGUÍSTICAS FRONTEIRIÇAS Visualizar
  • ELIANE TEREZINHA DO AMARAL CAMPELLO – CONCEIÇÃO EVARISTO: VIVÊNCIA E ESCRITURA Visualizar
  • ELISANE PINTO DA SILVA MACHADO DE LIMA – QUANDO UM CORPO OBESO SE FAZ VISÍVEL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA Visualizar
  • ELISANE SCAPIN CARGNIN – REALIZAÇÃO LÓGICA DA LINGUAGEM EM NOTÍCIAS SOBRE O IMPEACHMENT DA PRESIDENTE AFASTADA DILMA ROUSSEFF : UMA ANÁLISE DE PROJEÇÃO NO Visualizar
  • ERCILIA ANA CAZARIN – UMA PRÁTICA DE LEITURA: A EMERGÊNCIA DO IMPOSSÍVEL NO FIO DO DISCURSO Visualizar
  • ERONILMA BARBOSA DA SILVA BEUX – TRADUÇÃO LITERÁRIA E NEUTRALIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS Visualizar
  • EVELINE ROSA PERES – FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM CONTEXTOS DIGITAIS: PRODUÇÃO DE RELEITURAS A PARTIR DA OBRA O ORFANATO DA SRTA PEREGRINE PARA CRIA Visualizar
  • FABIANA VELOSO DE MELO DAMETTO – A REDE DISCURSIVA QUE SE DESENVOLVE EM TORNO DO AGIR DOCENTE Visualizar
  • FABÍOLA PONZONI BALZAN – PROFESSORES OLÍMPICOS: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA O DISCURSO Visualizar
  • FELIPE BILHARVA DA SILVA – INFLUÊNCIAS DO POMERANO NA PERCEPÇÃO DOS RÓTICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA Visualizar
  • FELIPE BONOW SOARES – ARGUMENTAÇÃO POLÍTICA EM REDE: OS DISCURSOS DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE PELOTAS NO FACEBOOK Visualizar
  • FELIPE RODRIGUES ECHEVARRIA – LA MOROCHA: A PRESENÇA DO ESPANHOL NO “VOCABULARIO GAÚCHO” DE ROQUE CALLAGE Visualizar
  • FERNANDA PERES LOPES – REDUÇÃO E APAGAMENTO VOCÁLICO NO FALAR PELOTENSE Visualizar
  • FERNANDA SAGGIOMO CANDIA – BILINGUISMO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Visualizar
  • FERNANDA TAÍS BRIGNOL GUIMARÃES – POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO PARA O TRABALHO COM OS GÊNEROS DO DISCURSO NA ESCOLA BÁSICA: O DESENVOLV Visualizar
  • FRANCIELLE CANTARELLI MARTINS – POR UMA TERMINOLOGIA EM LIBRAS COMPARTILHADA NA DISCIPLINA DE LIBRAS: PROPOSTA DE UMA BASE DE DADOS TERMINOLÓGICOS Visualizar
  • GABRIELA KANAAN DA SILVA – O CORPO SUICIDA E A SOCIEDADE: UMA VISÃO SISTEMICA Visualizar
  • GABRIELA TORNQUIST MAZZAFERRO – VOGAIS POSTONICAS NAO-FINAIS NO PORTUGUES BRASILEIRO FALADO NAS CIDADES DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI Visualizar
  • GILSON RAMOS LOPES NETO – PRÓTESE VOCÁLICA EM CONTEXTO SIBILANTE COM CONSOANTE: FENÔMENO ANTIGO EM LÍNGUAS ROMÂNICAS Visualizar
  • GISANDRA CEMIN DA ROCHA – “DIFERENÇAS” NOS CAMPOS DO FAZER-PERSUASIVO E DO FAZER-INTERPRETATIVO: JOGOS FUTEBOLÍSTICOS E SOCIAIS EM SALA DE AULA Visualizar
  • GISELE LÁNGARO SOARES – O ENSINO DE INGLÊS ATRAVÉS DE UM PROJETO DE MULTILETRAMENTOS: A BUSCA DO ENGAJAMENTO DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL Visualizar
  • GLÁUCIA KNOB – “DIFERENÇAS” NOS CAMPOS DO FAZER-PERSUASIVO E DO FAZER-INTERPRETATIVO: JOGOS FUTEBOLÍSTICOS E SOCIAIS EM SALA DE AULA Visualizar
  • GUSTAVO KRATZ GAZALLE – MEMÓRIA AFETIVA: CASAMENTO HOMOAFETIVO NA MÍDIA Visualizar
  • HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA – DE FRONTEIRAS: AFLIÇÕES DE UMA PROFESSORA INICIANTE NO MAGISTÉRIO SUPERIOR EM TORNO DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UM PEQUENO CAMP Visualizar
  • HILARIO INACIO BOHN – FUNÇÕES E ESPAÇOS DO PROFESSOR DE LÍNGUAS NA SALA DE AULA CONTEMPORÂNEA: QUESTIONAMENTOS, CONTRIBUIÇÕES E DESCONSTRUÇÕES Visualizar
  • IMGART GRüTZMANN – O DIABO, A MODA E O CORPO EM ALMANAQUES DE LÍNGUA ALEMÃ NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Visualizar
  • IVANI CRISTINA SILVA FERNANDES – A IMAGEM DISCURSIVA E A ARGUMENTAÇÃO: A QUESTÃO DO ETHOS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE Visualizar
  • JAEL SANERA SIGALES GONÇALVES – ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A PROSÓDIA DA REPRESENTAÇAO DO DISCURSO OUTRO (RDA) Visualizar
  • JAIRO DE OLIVEIRA – PRODUÇÃO ORAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA COM FOCO NAS MÚLTIPLAS HABILIDADES DOS APRENDIZES Visualizar
  • JAQUELINE THIES DA CRUZ KOSCHIER – LER PARA ESCOLHER OU ESCOLHER PARA LER: O HORIZONTE DE EXPECTATIVAS DOS LEITORES ADOLESCENTES E SEUS DIÁRIOS DE LEITURA Visualizar
  • JAVIER EDUARDO SILVEIRA LUZARDO – AS FRICATIVAS DO ESPANHOL DE MONTEVIDÉU – URUGUAI Visualizar
  • JÉSSICA CANTELE DE FREITAS – ESCOLHAS LINGUISTICAS NA CONSTRUÇAO DE REPRESENTAÇOES: “DEUS” E “DEMOCRACIA” EM UMA VOTAÇAO NA CAMARA DOS DEPUTADOS Visualizar
  • JÉSSICA CASARIN – IMAGENS DA CRIANÇA VIOLENTADA EM DISCURSO LITERÁRIO E PUBLICITÁRIO Visualizar
  • JORGE ANDRÉ NOGUEIRA ALVES – PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE A SEXUALIDADE NA ESCOLA: PROCESSO EM (DES)CONSTRUÇÃO Visualizar
  • JOSIANE BORGES DE MORAES – PHOTO WALKING TOUR – PERTENCIMENTO E ENSINO/APRENDIZAGEM EM UM CONTEXTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA DE ENSINO SUPERIOR Visualizar
  • JOSIANE REDMER HINZ – REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA Visualizar
  • JOSSEMAR DE MATOS THEISEN – PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES Visualizar
  • JÚLIA COSTA MENDES – UM ESTUDO ACERCA DO BILINGUISMO: CRENÇAS NA VISÃO DO BILÍNGUE E DO MONOLÍNGUE Visualizar
  • JULIANA MASCHENDORF THOMAZ – REPRESENTAÇÕES FONÉTICAS E FONOLÓGICAS DAS VOGAIS /I/ E /ɪ/ DO INGLÊS (L2) POR APRENDIZES BRASILEIROS Visualizar
  • JULIANE DE SOUZA NUNES DE MOURA – FORMANDO LEITORES: PROJETO DE LEITURA DIÁRIA EM UMA TURMA DE 7O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Visualizar
  • KARINA AVILA PEREIRA – CINELIBRAS: O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Visualizar
  • KARINA DE ALMEIDA RIGO – UM CONTO SEM FADAS: CAMINHO DE LEITURA DO SINCRETISMO VERBO-VISUAL NO “ERA UMA VEZ” EM UM GÊNERO JORNALÍSTICO Visualizar
  • KARINA GIACOMELLI – DA RELEVÂNCIA DO DESDOBRAMENTO DAS MARCAS LINGUÍSTICAS EM MARCAS ENUNCIATIVAS NA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO Visualizar
  • KARINA GIACOMELLI – SIGNIFICAÇÃO, IMPRECISÕES, SENTIDO Visualizar
  • KATIA SIMONETTI DOS SANTOS – CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM NO INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA Visualizar
  • KELLI DA ROSA RIBEIRO – DISCURSO DAS MÍDIAS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS Visualizar
  • KELLY DA SILVA FERNANDES – O ENSINO DE PORTUGUES E A FORMACAO DA CIDADANIA: UMA ANALISE DOS DISCURSOS POLITICOS E PEDAGOGICOS DOS SUJEITOS E DAS INSTITUICOES Visualizar
  • LARA NIEDERAUER MACHADO – AUTOAVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA LINGUÍSTICA DO TEXTO Visualizar
  • LAURA NUNES PINTO – TRANSFEMINICÍDIO: O GÊNERO DA VIOLÊNCIA Visualizar
  • LEONIDAS ROBERTO TASCHETTO – PERMANÊNCIA E NEGOCIAÇÕES: EFEITOS DE SENTIDOS SE SER/ESTAR PROFESSOR NA ESCOLA Visualizar
  • LEONOR LOURO DE FREITAS – BELA, RECATADA E DO LAR: FORMAÇÕES DISCURSIVAS E POSIÇÃO IDEOLÓGICA DE SUJEITOS Visualizar
  • LETICIA BERNEIRA CARDOZO – UM OLHAR COMPLEXO SOBRE OS NOVOS PERFIS DE PROFESSORES FRENTE AO LETRAMENTO DIGITAL. Visualizar
  • LETÍCIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS – TORNAR-SE PROFESSOR DE LÍNGUAS – NARRATIVAS SOBRE IDENTIDADES DOCENTES Visualizar
  • LETÍCIA SCHINESTSCK – #ESTUPRONÃOÉCULPADAVÍTIMA:COMO A HASHTAG FOI APROPRIADA COMO ASSINATURA PARA DIFERENTES NARRATIVAS SOBRE O CORPO E A MULHER NO TWI Visualizar
  • LOUISE CERVO SPENCER – CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA AO LONGO DE QUINZE ANOS DE CARREIRA Visualizar
  • LUANA POLIANA DA SILVA – DIÁLOGOS POSSÍVEIS: LITERATURA, CINEMA E CANÇÃO Visualizar
  • LUANDA ALVARIZA GOMES NEY – DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS METODOLÓGICOS PARA OBTENÇÃO DE DADOS SOBRE OS ACENTOS GRÁFICO E PROSÓDICO DO PORTUGUÊS COM CRIANÇAS DO Visualizar
  • LUCAS GONÇALVES SOARES – PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA EM UMA ESCOLA NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU/RS Visualizar
  • LUCAS SALDANHA DA CRUZ – DA PRÉ-LEITURA À PRODUÇÃO DE TEXTOS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO EDITORIAL NAS PERSPECTIVAS DO INTERACIONISMO SOCIODISCU Visualizar
  • LÚCIA VALQUIRIA SOUZA GRIGOLETTI – QUANDO O CORPO INGRESSA EM SALA DE AULA MAS O ROSTO NÃO POSSIBILITA O ENCONTRO BAKHTINIANO Visualizar
  • LUCIANA IOST VINHAS – ANÁLISE DA FALA DE UMA MÃE PRESA: RELAÇÕES ENTRE CÁRCERE E MATERNIDADE Visualizar
  • LUCIANA PILATTI TELLES – CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA NO LETRAMENTO: ANÁLISE DE DADOS DE COLETA PRELIMINAR Visualizar
  • LUCIANA VARGAS RONSANI – O ESTADO NOVO E A POLÍTICA LINGUÍSTICA DE SILENCIAMENTO Visualizar
  • LUCIANE BOTELHO MARTINS – ESCOLA SEM PARTIDO: UM FUNCIONAMENTO DISCURSIVO ENTRE O DITO E O NÃO-DITO Visualizar
  • LUCIANE CARLAN DA SILVEIRA – ANÁLISE DA IMAGEM DO LOCUTOR DO TEXTO A PARTIR DE MECANISMOS COESIVOS E ARGUMENTAÇÃO EM UM EXEMPLAR DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO Visualizar
  • LUCIANI SALCEDO DE OLIVEIRA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO: INSTÂNCIA CONSTITUTIVA DO SER PROFESSOR(A) DE LÍNGUAS Visualizar
  • LUCIANNA BUSATO SALLES – TEXTOS QUE PRODUZEM TEXTOS: ESCRITA, MULTIMÍDIA E INTERFACES Visualizar
  • LUIZA MACHADO DA SILVA – FRONTEIRA CHUÍ-CHUY: OS HIBRIDISMOS, ESTRANHAMENTOS E OS PRAZERES DE HABITAR O “ENTRE-LUGAR” Visualizar
  • MARCELI TESSMER BLANK – A AQUISIÇÃO DA ESCRITA DO PORTUGUÊS POR CRIANÇAS BILÍNGUES – POMERANO/PORTUGUÊS: UM OLHAR PARA AS INFLUÊNCIAS FONOLÓGICAS Visualizar
  • MARCELO SANTOS DA ROSA – ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA LEITURA LITERÁRIA: CONTO DE FADAS E ADAPTAÇÃO SERIADA DE ONCE UPON A TIME COMO REC Visualizar
  • MARCIA CRISTINA CORRÊA – LINGUAGEM, INTERAÇÃO E TRABALHO DOCENTE Visualizar
  • MARCIA FROEHLICH – LEITORES DE CLARICE LISPECTOR NA REDE: BLOGS COMO ESPAÇOS DE DISCUSSÃO LITERÁRIA Visualizar
  • MARCOS SALMO SILVA DE LIMA – (NÃO) SER PROFESSOR: EFEITOS DE SENTIDO DA PERMANÊNCIA DO PROFESSOR NA ESCOLA Visualizar
  • MARIA CECILIA BAINI – ANÁLISE DOS DISCURSOS MASCULINOS NAS REDES SOCIAIS SOBRE A DIVULGAÇÃO DO LANÇAMENTO DO FILME MULHER MARAVILHA Visualizar
  • MARIA DE FÁTIMA BENTO RIBEIRO – FRONTEIRAS DA INTERCULTURALIDADE: ZONA RURAL DE PELOTAS-RS E SUAS ETNIAS Visualizar
  • MARIA DO SOCORRO DE ALMEIDA FARIAS-MARQUES – EL REGISTRO COLOQUIAL EN LAS CLASES DE ESPAÑOL: EN BUSCA DE APORTES METODOLOGICOS Visualizar
  • MARIA EUGÊNIA ZANCHET – ACERCA DOS LIMITES EPISTEMOLÓGICOS DA ANÁLISE DE DISCURSO FRANCESA: PROCESSOS CONSTITUTIVOS DA DISCIPLINA ENQUANTO DISPOSITIVO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO Visualizar
  • MARIA INÊS GONÇALVES MEDEIROS CORDEIRO – ENSINO PROFISSIONALIZANTE: PARÁFRASES E SENTIDOS Visualizar
  • MARÍA JOSEFINA ISRAEL SEMINO – UN ESPACIO DE ENUNCIACIÓN FRONTERIZO: EL HABLA DE HERRERA DE ALCÁNTARA Y CEDILLO Visualizar
  • MARIA NILSE SCHNEIDER – A DINÂMICA E A VALORAÇÃO DAS LÍNGUAS EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES Visualizar
  • MARIA THEREZA VELOSO – MASCARAMENTO IDEOLÓGICO-CÍNICO E DIFUSÃO MIDIÁTICA Visualizar
  • MARIANA JANTSCH DE SOUZA – DISCURSO DE ÓDIO E DEMOCRACIA: UM GESTO DE LEITURA EM ANÁLISE DE DISCURSO Visualizar
  • MARICE FIUZA GELETZANICZ – UMA PROPOSTA BAKHTINIANA DE ANÁLISE DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS Visualizar
  • MARILEI RESMINI GRANTHAM – UMA PRÁTICA DE LEITURA: A EMERGÊNCIA DO IMPOSSÍVEL NO FIO DO DISCURSO Visualizar
  • MARÍLIA DIAS TREICHA – ENSINO INTERDISCIPLINAR: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PELOTAS Visualizar
  • MARINA KERR DE BARROS – A LINDA EX – UMA PERSPECTIVA MASCULINA SOBRE O DIVÓRCIO Visualizar
  • MARION RODRIGUES DARIZ – A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO GAÚCHO BLAU NUNES EM CURTAS -METRAGENS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE À LUZ DA SEMIÓTICA DISCURSIVA Visualizar
  • MARISA PORTO DO AMARAL – AULA DE FONOLOGIA: HARMONIZANDO TEORIA E PRÁTICA Visualizar
  • MARISTELA JUCHUM – PROJETOS DE TRABALHO NA UNIVERSIDADE: OS ALUNOS COMO COLABORADORES NO DESENVOLVIMENTO DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS Visualizar
  • MARTA CAMPELO MACHADO – EXPECTATIVAS E DESAFIOS DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: NARRATIVA DE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE ALFABETIZAR NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Visualizar
  • MATHEUS TRINDADE VELASQUES – TORNAR-SE PROFESSOR DE LÍNGUAS – NARRATIVAS SOBRE IDENTIDADES DOCENTES Visualizar
  • MATHIAS PAULUS LINK – VIOLÊNCIA E LINGUAGEM DA CRUELDADE NO CONTO CONTEMPORÂNEO: UMA LEITURA DE ANGU DE SANGUE, DE MARCELINO FREIRE Visualizar
  • MAYARA BATAGLIN RAUGUST – SINAIS EMERGENCIAIS E SUA CONVENCIONALIZAÇÃO: AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO/APRENDIZAGEM COMO ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DA LÍNGUA Visualizar
  • MICHELE LEMÕES DA SILVA SANTOS – A LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR: DISCURSO DOCENTE Visualizar
  • MÍRIAM CRISTINA CARNIATO – AQUISIÇÃO DAS VOGAIS DO FRANCÊS POR FALANTES NATIVOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA OTIMIDADE ESTOCÁSTICA Visualizar
  • MÔNICA STRELOW VAHL – O BILINGUISMO PORTUGUÊS-POMERANO EM CONTEXTO ESC. DE ENS. MÉDIO EM AP – RS: A ALTERNÂNCIA DE CÓDIGO, A OP. DA FAM. E A REAÇÃO ESC. Visualizar
  • MURIAN DOS REIS RIBEIRO – BEM VINDO AO VALE DOS HOMOSSEXUAIS: O CIBERATIVISMO PRÓ-GAY NO LDRV Visualizar
  • NAIARA SOUZA DA SILVA – TATUAGEM FUTEBOLÍSTICA: OS EFEITOS DE SENTIDOS E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES Visualizar
  • NAIARA SOUZA DA SILVA – O CORPO COMO DISPOSITIVO DE VISUALIZAÇÃO: EXERCÍCIO DE INTERPRETAÇÃO Visualizar
  • NATALIA GIUSTI RADTKE – SOU FEMINISTA E APOIO BOLSONARO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO CONTRADITÓRIO E SUAS FORMAS DE LEGITIMAÇÃO NO FACEBOOK Visualizar
  • NATHALIA MADEIRA ARAUJO – CHARGES SOBRE A TRAGÉDIA EM MARIANA (MG): EFEITOS DE DENÚNCIA E REIVINDICAÇÃO Visualizar
  • NAURA LETÍCIA NASCIMENTO COELHO – A LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO Visualizar
  • OLÍVIA PEREIRA TAVARES – OS SENTIDOS PRODUZIDOS EM CINDERELA: DISCURSOS DE FEMINILIDADES ELABORADOS PELOS ESTÚDIOS DISNEY Visualizar
  • PAOLA TASSINARI GROOS – INVESTIGAÇÃO DA PROGRESSÃO TEXTUAL EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO ENSIVO MÉDIO Visualizar
  • PAULA RENATA LUCAS COLLARES RAMIS – A LITERATURA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO Visualizar
  • PAULA TELLES DA COSTA FERNANDES – INGLÊS EM ONGS: ENTRE O FRACASSO E A POSSIBILIDADE Visualizar
  • PAULO LEÔNCIO DA SILVA – TONICIDADE, TONALIDADE E TOM: FONEMAS E PROSODEMAS EM APLICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGE Visualizar
  • PRISCILA LUÍSA STRENZEL – ESCRITA NA ESCOLA BÁSICA: O ENSINO DA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL A PARTIR DE ARTICULADORES TEXTUAIS Visualizar
  • PRISCILLA RODRIGUES SIMÕES – HISTORICIDADE E EFEITOS DE SENTIDO DE TECNOLOGIA EM NAQOYQATSI Visualizar
  • RAPHAEL ALBUQUERQUE DE BOER – O FILME VAI COMEÇAR: REFLEXÕES ACERCA DO SER PROFESSOR E A SUA REPRESENTAÇÃO NO CINEMA Visualizar
  • REBECA DA CUNHA RECUERO – O EXCESSO NO DISCURSO DE ÓDIO DOS HATERS Visualizar
  • REINER VINICIUS PEROZZO – PERCEPÇÃO FÔNICA DE LÍNGUAS NÃO NATIVAS E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA UMA REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA COMPLEXA Visualizar
  • RENAN CASTRO FERREIRA – SIMILARIDADES TRANSLINGUÍSTICAS ENTRE PORTUGUÊS E INGLÊS: OS PHRASAL VERBS Visualizar
  • RENATA KABKE PINHEIRO – QUANDO UM PEDAÇO DE SUTIÃ É MANCHETE: O GÊNERO TEXTUAL “NOTÍCIA” A (DES)SERVIÇO DO GÊNERO SOCIAL Visualizar
  • RITA DE LIMA NÓBREGA – ANÚNCIOS DOS CLASSIFICADOS: CORPOS A VENDA Visualizar
  • ROBERTA REGO RODRIGUES – ANÁLISE DE TEMAS EM FASES DISCURSIVAS DE UM CORPUS PARALELO LITERÁRIO BILÍNGUE Visualizar
  • ROBERTO MEDINA – A CONSCIÊNCIA AUTORAL ANTE O FASCISMO E A POÉTICA DE GARCÍA LORCA Visualizar
  • RODRIGO NUNES FEIJÓ – A OBJETIFICAÇÃO DO FEMININO NA PUBLICIDADE: UMA ANÁLISE À LUZ DA SEMIÓTICA DISCURSIVA Visualizar
  • ROSANA MARTINS – O SABER DOS CORPOS EM UM ESPAÇO DELIMILITADO Visualizar
  • ROSSANA DUTRA TASSO – LIVROS DIDÁTICOS DE LITERATURA BRASILEIRA E LETRAMENTO LITERÁRIO: UM DIÁLOGO É POSSÍVEL? Visualizar
  • ROSSANE MARIA RODRIGUES VARGAS – OS ERROS ORTOGRÁFICOS NO GRUPO “HOMICÍDIOS EM PELOTAS” NA REDE SOCIAL FACEBOOK Visualizar
  • RUBIA DENISE ISLABÃO AIRES – DISCUSSÕES DE CURRÍCULO NA ESCOLA DE SURDOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE Visualizar
  • SABRINA HAX DURO ROSA – ESCOLA SEM PARTIDO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO (A)CRÍTICO E A (IN)VISIBILIDADE DAS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) Visualizar
  • SABRINA SILVEIRA COSTA – FRICATIVA /S/ DO PORTUGUÊS BRASILEIRO DO RS: ASPECTOS DURACIONAIS Visualizar
  • SANDRA BEATRIZ MENDEZ TORRES – DESIGN THINKING PARA EDUCADORES: ESTUDO DE APROXIMAÇÕES COM O ENSINO DE INGLÊS. Visualizar
  • SANDRA REGINA DE MOURA – ESTÁGIO CURRICULAR E IDENTIDADES DOCENTES: REVERBERAÇÕES DE UM ACONTECIMENTO Visualizar
  • SASTRIA DE PAULA RODRIGUES – JOGO DIGITAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Visualizar
  • SILVANA SCHWAB DO NASCIMENTO – A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DOS DIZERES DE ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURG Visualizar
  • SÍLVIA PORTO MEIRELLES LEITE – OLIMPÍADAS RIO 2016: O DISCURSO DE ÓDIO SOFRIDO PELAS ATLETAS NAS REDES SOCIAIS Visualizar
  • SIMONE MENDONÇA SOARES – O TEXTO COMO PONTO DE PARTIDA E CHEGADA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA Visualizar
  • STELLA APARECIDA LEITE LIMA – MOVIMENTO O SUL É MEU PAÍS: O DISCURSO SEPARATISTA E SUAS IMPLICAÇÕES Visualizar
  • SUÉLEN RIBEIRO DUTRA – OUVIRAM DO WHATSAPP ALGUMAS PALAVRAS PLÁCIDAS: O MECANISMO DE ANTECIPAÇÃO E A NEGAÇÃO EM DOIS DISCURSOS DE MICHEL TEMER Visualizar
  • SUSANE DA SILVA COSTA – A ARGUMENTATIVIDADE NA REDAÇÃO DO ENEM: UMA REFLEXÃO Visualizar
  • SYLVIA FURTADO FELIX – SYLVIA FURTADO FELIX Visualizar
  • TAIANE MALABARBA – TRABALHO DOCENTE E PARTICIPAÇÕES CONTINGENTES EM SALA DE AULA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL Visualizar
  • TAIÇARA FARIAS CANEZ DUARTE – MORFEMAS: CONHECIMENTO IMPLÍCITO E EXPLÍCITO Visualizar
  • TANIER BOTELHO DOS SANTOS – CONSTRUÇÃO DO PAPEL SOCIAL DA MULHER: UMA ANÁLISE A PARTIR DA SEMIÓTICA DISCURSIVA Visualizar
  • TATIANA SCHWOCHOW PIMPÃO – O ENSINO DE GRAMÁTICA NA PERSPECTIVA DO FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO Visualizar
  • THAIANY D AVILA ROSA – OS EFEITOS DOS TRABALHOS EM GRUPOS: CAMINHO POSSÍVEL PARA INCLUIR E ALFABETIZAR NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Visualizar
  • UBIRATA KICKHOFEL ALVES – EFEITOS DO TREINAMENTO PERCEPTUAL NA PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE PADRÕES DE VOT DAS PLOSIVAS INICIAIS DO INGLÊS POR APRENDIZES ARGENTI Visualizar
  • VAIMA REGINA ALVES MOTTA – LINGUÍSTICA DO TEXTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Visualizar
  • VALÉRIA DA SILVA SILVEIRA – O CICLO DE VIDA DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS Visualizar
  • VALÉRIA SILVEIRA BRISOLARA – PRÁTICAS SOCIAIS DIALÓGICAS: INTERFACES CULTURAIS Visualizar
  • VALERIA ZANETTI NEY – A PERCEPÇÃO DE CONSCIÊNCIA LINGUISTICA SOB VIÉS DA TEORIA SOCIOCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA COMO L2 Visualizar
  • VANESSA BIANCHI GATTO – O TRABALHO DOCENTE REPRESENTADO POR FUTUROS PROFESSORES: IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA RECONFIGURAÇÃO DO AGIR DI Visualizar
  • VANESSA DOUMID DAMASCENO – O PAPEL DO PROFESSOR NA SALA DE AULA: PEÇA FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM? Visualizar
  • VERA LÚCIA PIRES – PRÁTICAS SOCIAIS DIALÓGICAS: INTERFACES CULTURAIS Visualizar
  • VERIDIANA CAETANO – LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA PARA REFLEXÃO Visualizar
  • VERIDIANA P. BORGES – UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA: PRODUÇÃO E RECONHECIMENTO DE AFIXOS DO PB POR CRIANÇAS NÃO ALFABETI Visualizar
  • VERONICA SANTOS DO AMARAL – UMA REFLEXÃO ACERCA DA AQUISIÇÃO GRÁFICA DOS DITONGOS [AJ] E [EJ]: DADOS DE SÃO JOSÉ DO NORTE/RS Visualizar
  • VERONICE CAMARGO DA SILVA – PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS Visualizar
  • VÍVIAN PEREIRA FIALHO – INFLUÊNCIA GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICA E ACESSO LEXICAL: UMA ABORDAGEM DINÂMICA Visualizar
  • VIVIANE COSTA RODRIGUES – ENCONTROS, PENSAMENTOS E ESCRITAS DE SI: PARA ALEM DE UMA FORMAÇAO ACADEMICA EM ARTE Visualizar
  • VIVIANE PERES DE JESUS LINO – CONDICIONAMENTO FONOLÓGICO DE /L/ SOBRE /R/ NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO RÓTICO CORONAL DO PB: EVIDÊNCIAS FONÉTICO-ACÚSTICAS Visualizar

Pôsteres

  • ALESSANDRA STEILMANN – OS ERROS (ORTO)GRÁFICOS E O CONHECIMENTO FONOLÓGICO INFANTIL: O QUE EVIDENCIAM AS PESQUISAS REALIZADAS PELO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA (GEALE-UFPEL) Visualizar
  • ALESSANDRA STEILMANN – RELAÇÕES BIUNÍVOCAS: UM ESTUDO SOBRE SONORIZAÇÃO E DESSONORIZAÇÃO NAS ESCRITAS INICIAIS Visualizar
  • ALINE AZEVEDO MEDEIROS – MEMóRIA E SUBJETIVIDADE NO DISCURSO DE MULHERES IDOSAS Visualizar
  • ALINE ROSINSKI VIEIRA – UM OLHAR SOCIOFONETICO ACERCA DA REALIZAÇÃO DAS CONSOANTES LIQUIDAS LATERAIS NA COMUNIDADE DE ARROIO GRANDE Visualizar
  • BÁRBARA ALVES BRANCO MAHADO – EMPATIA EM SALA DE AULA: REFLEXõES SOBRE PRÁTICAS DOCENTES DE LÍNGUA ESPANHOLA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Visualizar
  • CAMILA DE SOUZA ZANCAN – SOU PROFESSOR: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR NO FACEBOOK Visualizar
  • CAMILA MARINS DUTRA – UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE FONOGRAFÊMICA NO LETRAMENTO Visualizar
  • CARLA CARINA GERHARDT – ESTUDO COMPARATIVO DOS GÊNEROS RELATO E EPISÓDIO SOB A PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DOS PROCESSOS. Visualizar
  • CLARICE DO CARMO CASTRO – AQUISIÇÃO DA LINGUA ESPANHOLA: PIBID E AS PRATICAS DOCENTES NO CONTEXTO FRONTEIRICO Visualizar
  • CLIDES ALIANDE LORETO PEREIRA – A ENTREVISTA RADIOFÔNICA: PRÁTICAS NA MACROESTRUTURA COMPOSICIONAL DO GÊNERO Visualizar
  • DAIANE VILLANOVA LISBOA – PROBLEMATIZANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA: A (RE)FORMULAÇÃO DO ENSINO É POSSÍVEL? Visualizar
  • DAIÉLE MEDIANEIRA CAMPAIOLO – A CRÔNICA SOB PERSPECTIVA TEÓRICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO- FUNCIONAL E DA PEDAGOGIA DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY Visualizar
  • DIEGO RAVAROTTO DA COSTA – O PAPEL DA TEORIA DE AVOIDANCE NO APRENDIZADO DO INGLÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA Visualizar
  • DIULIENE KOHLS RIBEIRO – AS VOGAIS PERIFÉRICAS E SUA DISTRIBUIÇÃO NO ESPACO ACÚSTICO: DADOS DE CRIANCAS E ADULTOS Visualizar
  • DIULIENE KOHLS RIBEIRO – DURAÇÃO DAS VOGAIS: UMA ANÁLISE ACÚSTICA EM PRODUÇÕES LINGUÍSTICAS DE CRIANÇAS FALANTES DO PB Visualizar
  • EDUARDO DA SILVA MOLL – PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: O QUE É E COMO SE FAZ Visualizar
  • ELIZANGILA GONÇALVES CAETANO – ESPANHOL BÁSICO I, II, III, IV E CONVERSAÇÃO: O ENFOQUE POR TAREFAS POSTO EM PROVA E TAREFAS COMPLEMENTARES Visualizar
  • ÉRICA TEX DE VASCONCELLOS – PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY Visualizar
  • FABIANA SOARES DA SILVA – ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS POR MEIO DA LEITURA DE ESTÓRIAS INFANTIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Visualizar
  • FELIPE RODRIGUES KAMPFF – TREINAMENTO PERCEPTUAL E SEUS EFEITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE PLOSIVAS SURDAS EM POSIÇÃO INICIAL DE PALAVRAS DO INGLÊS POR APRENDIZES Visualizar
  • FRANKLIN FURTADO IECK – LABORATÓRIO DE ESCRITA Visualizar
  • GABRIELA ECKERT PEREIRA – ENGAJAMENTO DO LEITOR EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL Visualizar
  • GISELE OLIVEIRA DIAS – ESPANHOL BÁSICO I, II, III, IV E CONVERSAÇÃO: O ENFOQUE POR TAREFAS POSTO EM PROVA E TAREFAS COMPLEMENTARES Visualizar
  • HALLANA RODRIGUES OLIVEIRA – DISCURSO DE ÓDIO NA INTERNET E O ESTEREÓTIPO NEGRO: O CASO LESLIE JONES Visualizar
  • HEVERTON SCHIMITZ LOPES – O CLÁSSICO TEATRAL VAI À ESCOLA: LINGUAGEM E PRÁTICA SOCIAL Visualizar
  • JAÍLSON BONATTI – BASES GENÉTICAS NO PROCESSO COGNITIVO-LINGUÍSTICO: OLHAR EVOLUTIVO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E COGNIÇÃO EM HOMINIDEOS Visualizar
  • JAIRO DE ALMEIDA SANTANA – AQUISIÇÃO DA LINGUA ESPANHOLA: PIBID E AS PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO FRONTEIRICO Visualizar
  • JEHNIFER PENNING – REFLETINDO O PRESENTE: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITURA Visualizar
  • JESSICA DE OLIVEIRA DA COSTA – DURAÇÃO DAS VOGAIS: UMA ANÁLISE ACÚSTICA EM PRODUÇÕES LINGUÍSTICAS DE CRIANÇAS FALANTES DO PB Visualizar
  • JESSICA DE OLIVEIRA DA COSTA – AS VOGAIS PERIFÉRICAS E SUA DISTRIBUIÇÃO NO ESPACO ACÚSTICO: DADOS DE CRIANCAS E ADULTOS Visualizar
  • JÉSSICA PORCIUNCULA IUNG DA SILVA – MECANIMOS DE SUBORDINAÇÃO E DE COORDENAÇÃO: ANÁLISE DE SUAS APLICABILIDADES EM TEXTO PRODUZIDOS EM SALA DE AULA Visualizar
  • JULIA BUCHORN FAGUNDES – A PRÁTICA DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL Visualizar
  • JULIA BUCHORN FAGUNDES – A ESCRITA NO ENSINO MEDIO: OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO Visualizar
  • KAROLLAYNE DE OLIVEIRA GONÇALVES – O USO DAS HASHTAGS COMO INPUT PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS Visualizar
  • KELLER MATOS ROCHA – AS VOZES DO DISCENTE DE LETRAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL Visualizar
  • LARA CEZAR DE MORAES SILVA – PROBLEMATIZANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA: A (RE)FORMULAÇÃO DO ENSINO É POSSÍVEL? Visualizar
  • LAURA CASTILHOS SCHERESCHEWSKY – EFEITOS DE ATRITO LINGUÍSTICO SOBRE OS PADRÔES DE VOT ENTRE APRENDIZES DE INGLES-L2 EM CONTEXTO DE PORTUGUES-L1 DOMINANTE Visualizar
  • LAURA SACCO DOS ANJOS TORRES – A EXCLUSÃO DO PROFESSOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA MEDIDA PLAUSÍVEL DA IMPRENSA NACIONAL? Visualizar
  • LEONARDO DA ROSA RIBEIRO – LÍNGUAS EM CONTATO NA AQUISIÇÃO DE PORTUGUÊS L2 Visualizar
  • LETICIA MARQUES COELHO – O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO MOTIVACIONAL NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA Visualizar
  • LETICIA MARQUES COELHO – POTENCIALIDADES DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LINGUAS Visualizar
  • LIDIA THALITA PEREIRA BARBOZA – ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS POR MEIO DA LEITURA DE ESTÓRIAS INFANTIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Visualizar
  • LILIAN LEMOS MENEGARO – MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: O TEXTO IMAGÉTICO COMO OBJETO DE ENSINO Visualizar
  • LISIANE BESKOW BOTTERMUND – COMPREENSãO LEITORA NO MÉTODO COMUNICATIVO: UMA PROPOSTA COMPLEMENTAR AO GENTE HOY Visualizar
  • LISSA PACHALSKI – RELAÇÕES BIUNÍVOCAS: UM ESTUDO SOBRE SONORIZAÇÃO E DESSONORIZAÇÃO NAS ESCRITAS INICIAIS Visualizar
  • LISSA PACHALSKI – OS ERROS (ORTO)GRÁFICOS E O CONHECIMENTO FONOLÓGICO INFANTIL: O QUE EVIDENCIAM AS PESQUISAS REALIZADAS PELO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA (GEALE-UFPEL) Visualizar
  • LUANA DE CARVALHO KRÜGER – ALGUMAS REFLEXOES SOBRE O ESTAGIO DE REGENCIA EM PB ACERCA DO TRABALHO ENTRE GENEROS DIGITAIS E VARIAÇÃO LINGUISTICA Visualizar
  • LUCAS DIONIZIO PAZ BUENO PINTO – O USO DAS HASHTAGS COMO INPUT PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS Visualizar
  • LUCIANO FERNANDES DA SILVA – O PAPEL DA TEORIA DE AVOIDANCE NO APRENDIZADO DO INGLÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA Visualizar
  • LUÍSA SANTANNA GOMES – A ESCRITA NO ENSINO MEDIO: OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO Visualizar
  • LUÍSA SANTANNA GOMES – A PRÁTICA DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL Visualizar
  • MÁRCIA DOS SANTOS SOARES DA ROCHA – AUDIODESCRIÇÃO DIDATICA: TECNOLOGIA DE INCLUSãO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL Visualizar
  • MARIA CECíLIA DE CASTRO DA SILVA – ESTUDO COMPARATIVO DOS GÊNEROS RELATO E EPISÓDIO SOB A PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DOS PROCESSOS. Visualizar
  • MARíLIA MüLLER DOS SANTOS – A GRAFIA DAS FRICATIVAS CORONAIS EM DADOS DE ESCRITA INICIAL Visualizar
  • MILENA DE OLIVEIRA OLIVEIRA – A COMENSALIDADE COMO PARTE DA HOSPITALIDADE CULTURAL: OS CAFÉS DA MANHÃ SERVIDOS NA FRONTEIRA SUL Visualizar
  • MIRIAM BEATRIZ PEDONE DE SOUZA – AS VOGAIS MÉDIAS BAIXAS NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA EM PRODUÇÕES LINGUÍSTICAS DE CRIANÇAS FALANTES DO PB Visualizar
  • MIRIAM BEATRIZ PEDONE DE SOUZA – FORMAÇÃO DA CATEGORIA FONÉTICO FONOLÓGICO DAS VOGAIS MÉDIAS ALTAS DO PORTUGUÊS Visualizar
  • NATÁLIA GARCIA GUERREIRO – POTENCIALIDADES DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LINGUAS Visualizar
  • NATÁLIA GARCIA GUERREIRO – O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO MOTIVACIONAL NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA Visualizar
  • OTAVIO TADEU ALVES PEREIRA – A ULTRASSONOGRAFIA COMO TECNICA DE INSTRUÇÃO EXPLICITA: AQUISIÇÃO DO SEGMENTO RETROFLEXO DO INGLES Visualizar
  • PATRÍCIA PEREIRA MELCHEQUE – ESTUDO ACUSTICO-ARTICULATORIO DO DIALETO PELOTENSE E ESTUDOS INTERDIALETAIS Visualizar
  • PATRÍCIA PEREIRA MELCHEQUE – VOGAIS ORAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO Visualizar
  • PATRíCIA ROSA MENDES – O PAPEL DA TEORIA DE AVOIDANCE NO APRENDIZADO DO INGLÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA Visualizar
  • PATRICK SILVA DE MATTOS – ESTUDO ACUSTICO-ARTICULATORIO DO DIALETO PELOTENSE E ESTUDOS INTERDIALETAIS Visualizar
  • PATRICK SILVA DE MATTOS – VOGAIS ORAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO Visualizar
  • PRISCILA COSTA MACHADO – ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Visualizar
  • TAIS LEVULIS – CULTURA, TERRITORIALIDADE E CORPO EM CRICK CRACK MONKEY Visualizar
  • TAÍSA KLUG GUEDES – JESSICA JONES É UM CIBORGUE? UMA ANÁLISE FICCIONAL SOBRE O PóS-GÊNERO Visualizar
  • TAMIRES GUEDES DOS SANTOS – USO DE MEMES PARA EXPRESSAR OPINIÃO E EXIMIR-SE DELA AO MESMO TEMPO Visualizar
  • TAYNE MELO MOTTA – O CLÁSSICO TEATRAL VAI à ESCOLA: LINGUAGEM E PRÁTICA SOCIAL Visualizar
  • THAÍS MARTINS RAMOS – AS VOGAIS MÉDIAS BAIXAS NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA EM PRODUÇÕES LINGUÍSTICAS DE CRIANÇAS FALANTES DO PB Visualizar
  • THAÍS MARTINS RAMOS – FORMAÇÃO DA CATEGORIA FONÉTICO FONOLÓGICO DAS VOGAIS MÉDIAS ALTAS DO PORTUGUÊS Visualizar
  • THAIS TELLES BARBIERI – AQUISIÇÃO DE ENCONTROS CONSONANTAIS: ANALISE ACUSTICA DE DADOS NATURAIS E EXPERIMENTAIS Visualizar
  • VALÉRIA BACH PEREIRA – A GRAFIA DAS FRICATIVAS CORONAIS EM DADOS DE ESCRITA INICIAL Visualizar
  • VINICIUS DA ROSA DA SILVA TAVARES – ABORDAGENS DE ENSINO DE LÍNGUAS EM DIÁLOGO: UM OLHAR SOBRE O USO DO ENSINO BASEADA EM TAREFAS E O MÉTODO DIRETO Visualizar

Coordenador de Simpósio

Ministrante de Minicurso

Palestrantes

Coordenação Mesa Redonda

  • Profª. Dra. Carmen Lúcia Barreto Matzenauer – “Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo” Visualizar
  • Profª. Dra. Giovana Ferreira – “Linguagem e Ensino: Perspectivas” Visualizar
  • Profª. Dra. Clóris Dorow – “Discurso, Mídia e Identidade” Visualizar
  • Profª. Dra. Ercília Cazarin – “Linguagem e Práticas Sociais” Visualizar
  • Profa. Dr. Ercília Cazarin – “Linguagem e Práticas Sociais” Visualizar
  • Profa. Dr. Carmen Lúcia Barreto Matzenauer – “Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo” Visualizar
  • Profa. Dra. Giovana Ferreira – “Linguagem e Ensino: Perspectivas” Visualizar
  • Profa. Dra. Clóris Dorow – “Discurso, Mídia e Identidade” Visualizar
  • Prof. Dr.  Hilário Bohn – “Linguagem, Gênero e Ensino” Visualizar

Comissão Organizadora

Comissão Científica

Editora do Caderno de Resumos

Assessoria de Revisão e Montagem

Presidente da Comissão Organizadora

Minicursos

Conferencistas

Membros Mesa Redonda

Monitores